terça-feira, 14 de agosto de 2012

Novidades!!!!!

Os alunos tem trabalhado com muitas novidades na oficina de fotografia, e o resultado disto são as fotos tiradas e editadas pelos alunos, utilizando-se de recursos que permitem diferentes efeitos no resultado. Na oficina de dança a novidade da semana foi o passeio à E. M. E.F. Tobias da Silva para apresentações de dança. E o resultado foi uma tarde maravilhosa de troca de aprendizagens, de carinhos e de alegrias antecedidas de uma recepção calorosa das Professoras Núbia (Diretora), Elisane, Odilene e da merendeira Eliete, que serviu um gostoso café com bolo para os monitores, para a Coordenadora Marisane e para o motorista Geralci. O monitor André, como sempre, empolgou a todos os alunos que, numa integração natural proporcionada pela música e pela dança, se divertiram muito.Os alunos do Mais Educação apresentaram as coreografias trabalhadas e empolgaram também aos alunos daquela escola que juntos dançaram os ritmos orientados pelo monitor André. Foi uma tarde linda de sol, de troca, de aprendizagens.Como Coordenadora do Programa, agradeço a recepção e o empenho e comprometimento dos monitores. Parabéns e... outras oportunidades virão!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

MAIS EDUCAÇÃO DE SALA NOVA



       Os alunos do Programa Mais Educação estão mais felizes nesta etapa do Programa, pois agora possuem uma sala específica para o desenvolvimento das oficinas, o espaço "deles", pintado e organizado prá eles, com a ajuda deles na decoração já que a pintura das paredes e forro ficou sob a responsabilidade dos monitores e a pintura do piso ficou prá que eles mesmos realizassem a decoração. Nesta proposta eles "pintaram o sete", o sol, a casa, a letra, a mão, o Bob Esponja... ou seja, sorrisos, tinta, alegria, cores, risos, farra enquanto todos se sentiam "artistas", autores da história que eles próprios estão construindo como pioneiros na educação integral no município.
       O espaço está lindo, simples mas cheio de vida, de momentos que, certamente ficarão para sempre na memória dos educadores, dos pais, da comunidade e o mais importante, na memória dessas crianças que hoje, graças ao Programa, permanecem mais tempo na escola aprendendo, não simplesmente e somente os conteúdos pré-determinados para sua série ou ano, mas aprendendo a ser companheiro, disciplinado, respeitado através de mais tempo e convívio nas oficinas.
      Este tempo integral, que se divide nas oficinas de Matemática, de Leitura, de Letramento, de Fotografia e de Dança, proporciona aos alunos espaços de socialização, discussão, argumentação, descontração, ao mesmo tempo em que os mantém mais tempo no espaço escolar, envolvidos em atividades produtivas e seguras.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Nossas Ações

Desde o ano anterior(2011), no qual aderimos ao Programa Mais Educação, sentimos a necessidade de um espaço para que fosse divulgado as ações pretendidas e concretizadas na escola, relacionadas ao Programa e também àquelas realizadas pelo grupo de professores, de funcionários e  direção da escola, já que todos apresentam atividades que merecem o registro pela qualidade e iniciativa.
Neste contexto, e apesar das dificuldades, todos têm se empenhado na construção de práticas, sejam elas pedagógicas, administrativas ou de manutenção, para que possamos atender satisfatóriamente aos nossos alunos. Dentre tais práticas pode-se salientar a constante preocupação da direção da escola em buscar, como apoio ao trabalho do professor e às famílias, o atendimento especializado junto à APAE (neurologista, psicólogos, fonoaudiólogos, assistência social e outros). Uma outra contribuição que vem merecendo reconhecimento é o empenho das serventes merendeiras em atender aos alunos do Programa, já que estes, além dos lanches da manhã e da tarde, ainda recebem o almoço. É  importante salientar que no quadro de serventes merendeiras da escola existem sete funcionárias lotadas, mas na prática contamos com apenas três, já que as outras encontram-se em Licença de Saúde.
Quanto às práticas pedagógicas, é importante ressaltar o projeto de leitura Viver e Conviver, das professoras Cristiane Terra e Maura,  e o trabalho que vem sendo desenvolvido nas oficinas de Fotografia, Leitura, Letramento, Matemática e Dança. Enquanto Coordenadora do Programa, procuro integrar o trabalho dos Monitores das oficinas com o trabalho desenvolvido pelas Professoras da escola. Um exemplo disso foram as homenagens prestadas às mães, no mês de maio,  em comemoração ao seu dia. Também as atividades do Dia do Desafio foram coordenadas pela monitora Lenita com a participação e apoio das professoras. Outro registro importante é o trabalho que o monitor André, da oficina de Dança, vem desenvolvendo no horário do recreio, promovendo um "aulão" de dança no pátio para todos os alunos, resolvendo o problema das correrias e brigas que caracterizam este espaço de tempo.
Para todos na escola esta integração entre monitores, alunos e professores tem sido muito produtiva, caracterizando um trabalho complementar, cooperativo e de qualidade. E é assim que estamos construindo, aprendendo e crescendo apesar das dificuldades. Nos permitimos errar e acertar, mas sempre sonhar e realizar.